15 maneiras eficazes de economizar dinheiro

Muitas vezes economizar é uma tarefa complicada. Porém, todas as pessoas que querem melhorar a sua vida financeira precisam, uma hora ou outra, aprender a poupar. E como o dinheiro está presente em diversas áreas da nossa vida, é possível, sim, economizar em praticamente todas elas. Aqui estão 15 dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa.

 

1 – Compre menos no cartão de débito ou crédito e mais no dinheiro. Aparentemente, temos certa “pena” de gastar dinheiro vivo, e isso nos acende uma luz para economizar mais.  Dessa forma nos preocupamos mais em saber quanto estamos gastando e, caso o valor final ultrapasse nossa meta, seremos obrigados a deixar alguns itens na prateleira.

 

2 – Use um app de controle financeiro no celular ou anote todos os seus gastos em uma agenda. No fim do mês, você irá analisar suas contas e descobrir em que está gastando além do que deveria. Repita o processo até acertar as contas. Uma vez iniciado, provavelmente você vai manter esse controle de despesas, sabendo o que vai precisar ficar de fora do orçamento no próximo mês.

 

3 – Ensine seus filhos e familiares sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. É importante sempre explicar a situação financeira em que vocês vivem. Transparência e sinceridade são os caminhos mais fáceis para conseguir reorganizar as finanças familiares.

 

4 – Estipule um valor mensal para guardar. Seja numa conta poupança ou em um modelo de aplicação, o importante é não deixar de guardar pelo menos 50 reais da sua renda mensal. Se preferir, deposite um valor menor por semana para o seu bolso sentir menos. O objetivo deve ser chegar a uma poupança mensal de pelo menos 30% da sua renda.

 

5 – Pague suas contas no mesmo dia ou próximo ao pagamento do seu salário. Se for preciso, mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro cai na conta, você paga tudo o que deve e fica com o dinheiro para manter as demais despesas durante o mês.

 

6 – Saia menos. Você não precisa passar o fim de semana inteiro trancado em casa, mas se você costuma sair sexta, sábado e domingo, abrir mão da balada ou do bar com os amigos em um desses dias terá um grande impacto nas suas finanças. Trocar o restaurante por um jantar em casa também é uma boa opção para gastar menos.

 

7 – Economize em viagens. Viaje com milhas e busque alternativas para hotéis. Lembra o programa de recompensas do cartão de crédito que você nunca checou? Uma ótima opção para resgatar os pontos é convertê-los em milhas para passagens aéreas. Caso você não tenha programa de recompensas de cartões de crédito, compre as passagens o quanto antes. Geralmente elas são muito mais baratas quando compradas alguns meses antes. Na hora de escolher a estadia, você também tem a opção de visitar sites que selecionam albergues e casas para alugar em diversas partes do mundo. Sua viagem vai sair bem mais barata. Boas dicas de portais com opções de estadia mais em conta são: Couchsurfing, Airbnb e Hostel World.

 

8 – Avalie o custo-benefício. Sempre que for comprar qualquer coisa, foque no custo-benefício do produto ou serviço. Basta analisar o preço que você está pagando e a utilidade que você está tendo. Se você pagar muito caro por algo que não traga tanta utilidade, opte por algo mais em conta.

 

9 – Economize no supermercado. Vá às compras com uma lista pronta e se policie para segui-la à risca. Dessa forma, você gasta apenas o que já está em seu planejamento. Muitas vezes é interessante também consultar os preços dos mesmos produtos em diferentes locais antes de comprá-los. O preço pode variar de distribuidor, loja, etc.

 

10 – Economize no transporte para o trabalho. Opte sempre pelo meio de transporte mais barato no seu dia a dia. Se você possui uma rotina de locomoção diária, faça as contas e descubra qual o transporte mais barato para você. Nem sempre o carro é a opção mais barata.

 

11 – Troque suas roupas e sapatos em épocas específicas. A troca de estação é um bom momento para comprar roupas e sapatos. As lojas querem esvaziar o estoque e então lançam liquidações para que o processo seja mais rápido. Às vezes, a variedade é menor, mas vale a pena arriscar, pois há produtos com descontos muito bons. E é sempre bom ter em mente que devemos comprar aquilo de que realmente precisamos.

 

12 – Compre pela internet. Comprar online é uma prática cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Ao escolher comprar pela internet, é uma boa ideia pensar e analisar onde e como economizar. Cupons de descontos, abas de promoções e sites comparadores de preços são as principais ferramentas que podem ajudar os consumidores a economizarem na hora de comprar. Fique de olho também nas promoções relâmpago. Muitas vezes, um produto sai mais barato na internet que na loja física (mesmo com o frete).

 

13 – Troque a academia por uma caminhada ou uma corrida ao ar livre. Falta de dinheiro não é opção para deixar de fazer exercício. Poupe a mensalidade da academia criando o hábito de caminhar ou correr três vezes por semana em seu bairro ou em uma pista específica para a prática da atividade.

 

14 – Prefira fazer sozinho pequenos reparos ou serviços em casa ao invés de contratar uma pessoa para isso. Será que você precisa mesmo de uma faxineira três vezes por semana? Ou de um pintor para mudar a cor das paredes do seu quarto? Sempre que possível, procure fazer você mesmo.

 

15 – Por fim, crie prazos para seus objetivos. Você quer quitar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Daqui a quanto tempo? Metas só existem se tiverem prazos. Muitas pessoas dizem que não gostam de ter objetivos porque querem que a vida seja uma eterna surpresa e que não gostam da ideia de ter tudo esquematizado o tempo todo. Cada um pensa de um jeito. No entanto, se você tem sempre a sensação de que sua vida está passando e que você não está aproveitando como deveria, acho que vale a pena fazer esse pequeno planejamento. Ter objetivos nos faz levar uma vida tranquila e com propósito.

Acha que dá para seguir nossas dicas e ir percebendo as mudanças no seu bolso? Boa sorte!