Como aproveitar os programas de milhas aéreas

Os programas de milhas das companhias aéreas são bem conhecidos por recompensar seus clientes. Mas infelizmente nem todo mundo consegue aproveitar as vantagens desses programas.

O que acontece é que muitas pessoas acabam perdendo pontos e milhas por não conseguirem o suficiente para fazer o resgate de uma nova passagem, enquanto outras deixam de utilizar os programas porque simplesmente não sabem como eles funcionam.

O que são os programas de milhagem?

Os programas de milhas são programas de relacionamento das companhias aéreas, nos quais os clientes cadastrados acumulam milhas, pontos ou créditos toda vez que fizerem uma viagem em voo dessas companhias ou comprarem produtos e serviços de parceiros.

Quando atinge certa quantidade de milhas, o participante do programa pode usá-las para resgatar uma nova passagem aérea em voos domésticos ou internacionais, conforme a oferta da companhia. Em alguns programas, também é possível trocar os pontos por diárias de hotel, aluguel de carros, além de outros produtos e serviços.

Como se cadastrar em um programa de milhas aéreas?

Para participar de um programa de milhas, o cliente precisa se cadastrar no site da companhia aérea desejada. O cadastro no programa de milhas gera um número que identifica o usuário e sua conta de milhas. Esse número deve ser informado ao fazer reservas e check-in para que os pontos sejam atribuídos ao passageiro. O saldo de milhas pode ser consultado no mesmo site em que o usuário se cadastrou.

Quais são os programas de milhagem disponíveis?

Agora que explicamos o funcionamento geral de um programa de milhagem, vamos conhecer alguns programas de companhias aéreas brasileiras que você pode aproveitar:

1 – Tudo Azul

O Tudo Azul é o programa de pontos da Azul Linhas Aéreas, no qual o usuário acumula pontos ao viajar com a companhia ou ao transferir pontos de programas parceiros. O Tudo Azul se destaca pela facilidade de ganhar pontos e fazer resgates. O programa tem quatro categorias, com benefícios diferentes, e em todas elas é possível transferir pontos de programas parceiros.

Cada real gasto em voos rende de 2 a 5,5 pontos, conforme a categoria do programa. O usuário tem a vantagem de que os pontos ganhos valem por 24 meses, o que facilita alcançar a pontuação necessária para os resgates. O cliente também tem a opção de transferir pontos do seu cartão de crédito de bancos parceiros. Para quem tem o cartão de crédito TudoAzul Itaucard, a transferência dos pontos acumulados nas faturas do cartão para o Programa TudoAzul é automática. Os resgates de novas passagens podem ser feitos a partir de 5 mil pontos ou da combinação de pelo menos 500 pontos + dinheiro.

2 – Smiles

O Smiles é o programa de milhas da GOL Linhas Aéreas, em que o participante acumula milhas ao voar com a GOL ou com companhias aéreas parceiras, ao adquirir produtos e serviços dos parceiros Smiles e ao trocar pontos adquiridos em seus cartões de crédito.

O programa oferece quatro categorias: ao se cadastrar, o usuário entra na categoria Smiles, mas logo pode subir para as categorias Prata, Ouro e Diamante, conforme alcança determinadas faixas de milhas ou trechos voados.

Nos voos nacionais, o valor gasto equivale a uma quantidade de milhas segundo o tipo de tarifa escolhida.  Por exemplo, cada R$1,00 equivale a 1 milha na tarifa Promocional, a 2 milhas na Programada e a 3 milhas na Flexível. Além das milhas acumuladas conforme a tarifa, o cliente Smiles também recebe bônus de milhas, que varia de 0% a 100% de acordo com a categoria.

A validade das milhas acumuladas varia conforme a categoria do Programa Smiles do participante: são 36 meses para as categorias Smiles e Prata, 48 meses para a Ouro e 60 meses para a Diamante.

3 – Multiplus / LATAM Fidelidade

Diferentemente dos programas de milhas das outras companhias, o LATAM Fidelidade faz parte de uma rede mais ampla, o Multiplus. O diferencial do programa é que o participante reúne pontos de vários parceiros da rede em uma conta única para trocar por passagens aéreas nacionais e internacionais, produtos e serviços diversos. Os pontos acumulados podem ser usados ainda para adquirir upgrades de cabine e pacotes de viagem na LATAM Travel.

Ao se cadastrar no Multiplus, o cliente recebe o número LATAM Fidelidade, que é igual ao seu CPF e deverá ser apresentado nas reservas e check-in na LATAM e nas companhias aéreas parceiras e também nas compras em empresas associadas à Rede Multiplus.

Em voos nacionais, os pontos Multiplus acumulados são definidos de acordo com o valor pago pela passagem, o multiplicador de tarifa e o bônus da categoria do cliente. O participante resgata passagens aéreas com seus pontos diretamente no site do Multiplus, onde também pode realizar o resgate combinando pontos + dinheiro.

4 – Amigo

Amigo é o programa de milhas da Avianca no Brasil, que é integrado à Star Alliance e oferece opções de acumular e resgatar pontos em 27 companhias aéreas parceiras.  O acúmulo de pontos também é possível através dos parceiros de cartões de crédito, compras online e viagens.

O Programa Amigo possui quatro categorias: Bronze, Silver, Gold e Diamond. Do Silver em diante, os clientes têm direito à franquia de bagagem extra e bônus na pontuação de milhas de voo.

A tabela de acúmulo e resgate de pontos do Programa Amigo é fixa, mas se destaca por oferecer resgate de passagens próximas à data da viagem por apenas 10 mil pontos, enquanto os programas concorrentes cobram até 60 mil pontos pelo mesmo trecho. Os pontos acumulados que são disponíveis para uso valem por 24 meses.

Como gerenciar todos os programas de milhas?

Com tantos programas de milhas (isso porque nem falamos dos internacionais), pode ser difícil acompanhar e aproveitar todos os pontos acumulados. A boa notícia é que existe o Oktoplus, uma ferramenta que reúne as informações de saldo, extrato e pontos a vencer de todos os programas em um lugar só.

A ferramenta agrupa e atualiza de forma automática as informações de todos os seus programas de fidelidade de companhias aéreas e também de cartões de crédito, postos de gasolina, hotéis e muito outros. Ao todo, são 40 programas de fidelidade para conectar.

O Oktoplus também mostra se é mais vantajoso comprar passagem utilizando seus pontos, milhas aéreas ou dinheiro. Para completar, ele avisa com antecedência sobre os pontos e milhas que estão para expirar e dá sugestões de como aproveitá-los.

Gostou das nossas dicas de como aproveitar os programas de milhas? Então você também deverá gostar de ler o nosso artigo sobre Como viajar pelo mundo gastando pouco.