Como juntar dinheiro para comprar o carro dos seus sonhos

Quem não tem em mente o carro dos sonhos? Muitas vezes pensamos que essa é uma meta inalcançável pelo fato de sempre surgirem diversas prioridades em nossas vidas. E, por isso, acabamos adiando por tempo indeterminado esse objetivo. É difícil? Claro. Porém, vamos mostrar que sim, é possível! Grandes conquistas vão nos exigir mais disciplina, organização, esforço e planejamento.

Por ser um bem durável, o carro tem um preço que pesa no orçamento, principalmente quando esse valor é comparado à média dos salários no Brasil. Para driblar esse empecilho e usufruir do privilégio de ter um veículo próprio, muitas pessoas se endividam além da conta ao adquirir o automóvel em financiamentos a perder de vista.

O que muitos não calculam ao fazer dívidas nesse momento é que esse tipo de compra pode gerar muita dor de cabeça no futuro, além de perdas financeiras significativas, por causa dos altos juros aplicados. Para evitar todo esse desgaste, confira algumas dicas que selecionamos para que você consiga juntar dinheiro e comprar o tão sonhado carro!

 

  • Defina uma meta

Primeiramente, determine um prazo para a realização do sonho. Escolha o modelo, anote a faixa de preço e defina uma data para comprá-lo. Feito isso, calcule a quantia que deverá ser reservada por mês para comprar esse carro, nesse preço e nessa data estipulada.

Ficou muito caro e ultrapassa seu limite de reserva por mês? Então você tem duas opções:

A) Tentar encontrar outro modelo que atenda à maioria dos itens que o fazem querer tanto esse automóvel.

B) Pensar em uma data mais distante caso você só esteja interessado na sua primeira opção.

 

  • Reorganize suas prioridades financeiras

Antes de continuarmos com as dicas, vamos abrir um pequeno parêntese para uma questão que geralmente desestimula e adia esse prazo para os sonhadores: a quantia que deve ser reservada VS. os gastos de que não queremos abrir mão.

Como dito anteriormente, é necessário esforço e disciplina para poupar a quantia necessária para realizar sonhos. E, em alguns momentos, é necessário abrir mão de algo por um tempo para ter outro bem maior, como o carro.

Então faça a seguinte pergunta para todos os itens sem os quais você viveria: por que eu gasto com isso? Preciso ter cinco cartões de crédito? Vou continuar pagando a academia e nunca ir? Se você tiver dificuldade com organização de finanças, separe o dinheiro do carro logo depois de receber o salário, assim como você faz com contas fixas do mês (aluguel, luz, etc.)

Já falamos inclusive de organização financeira no artigo “15 maneiras eficazes de economizar dinheiro”. E lembre também que é importante que todos os seus gastos não ultrapassem o valor da sua renda. Parece uma questão óbvia para muitos, mas uma parcela grande da população segue endividada.

 

3 – Aplique seu dinheiro

Para quem quer encurtar o caminho até a realização do seu sonho de comprar um bom carro, uma opção é juntar dinheiro com investimentos. Um ponto fundamental é escolher o lugar certo para guardar o dinheiro. Vale apostar em opções como fundos de renda fixa com taxa de administração baixa ou nula (LCI e LCA, por exemplo) e até no mercado financeiro (ações confiáveis, com baixo risco).

Comparada a outros fundos de investimento, a caderneta de poupança não é boa opção, pois a inflação e a taxa básica de juros (Selic) elevadas reduzem a rentabilidade do seu dinheiro. Ao aplicar as suas economias, você acelera o seu ritmo na busca pela conquista do seu objetivo. Afinal, o seu dinheiro também “trabalhará” por você ao render juros.

 

4 – Compre à vista

Quanto mais você conseguir esperar, mais dinheiro terá guardado na conta e mais barato pagará pelo modelo sonhado. Com dinheiro na mão, é mais fácil negociar bons preços e taxas de juros. Portanto, se for possível, espere para comprar seu carro à vista.

Lembre-se ainda de que um modelo mais caro tem gastos mais altos, e se endividar depois de adquirir o bem não é recomendável. Descubra quanto custa manter o automóvel e guarde mensalmente 1/12 do valor para não passar por apertos na renovação.

 

5 – Contrate o seguro

Comprou o carro dos seus sonhos? Faça o seguro o quanto antes. Seguros devem ser feitos para os bens dos quais precisamos e que não temos condições de repor com tanta facilidade. Até porque, se uma eventualidade vier a acontecer com seu carro, podemos ter que voltar ao primeiro passo.

 

Esperamos que o post tenha clareado para você um caminho em direção à compra do seu carro. Não existe mágica! Pelo contrário, nós quisemos apenas mostrar que isso é possível quando há planejamento e disciplina. Comece suas economias neste mês, e o seu carro dos sonhos estará cada dia mais próximo!