Como obter conteúdo gratuito, legal e de qualidade na internet

O mundo da leitura online está aberto para quem quiser entrar. Foi-se o tempo em que para ter acesso a boas obras era preciso gastar uma quantia razoável. Isso porque a internet trouxe o acesso a uma série de livros antigos e recentes que não podem ser perdidos. Encontrar livros online grátis ficou mais fácil do que se imagina, basta saber onde procurar!

Você pode encontrar de tudo um pouco: clássicos da literatura, e-books, apostilas, livros didáticos, obras recentes e muito mais. É possível inclusive criar uma lista de livros para ler durante o ano e começar a pesquisar quais deles poderão ser lidos imediatamente. Além de não gastar nada por isso, você ainda tem a oportunidade de guardar a obra para ler novamente quando quiser ou compartilhá-la com quem desejar. Veja algumas opções de leitura gratuitas que separamos para te ajudar:

1 – A Secretaria de Educação a Distância do Ministério Público Federal disponibiliza para todos os brasileiros mais de 200 mil livros totalmente gratuitos pela internet. Por isso, o Portal do Domínio Público ficou conhecido como a melhor biblioteca digital do Brasil. Lá, você poderá encontrar obras que são consideradas de domínio público ou que tiveram seus direitos autorais cedidos para colaborar com o projeto. Além de livros, você também terá acesso a outros tipos de mídia, como documentários e filmes, por exemplo. Caso você seja um escritor ou conheça alguém que deseja impulsionar sua carreira, também vale lembrar que o Portal Domínio Público oferece um espaço de colaboração, onde sua obra pode ser digitalizada e disponibilizada para o público, seja como voluntário, autor, tradutor ou parceiro.

2 – Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP. Se você possui interesse em causas sociais e procura material rico sobre o assunto, precisa conhecer a biblioteca criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Há textos acadêmicos, artigos e livros completos sobre o assunto totalmente gratuitos e online. Não é preciso ser aluno da universidade para acessar o conteúdo, basta fazer um rápido cadastro e se inteirar sobre o que tem sido publicado sobre os Direitos Humanos em nível nacional e internacional.

3 – Biblioteca Digital do Museu Nacional. Outro exemplo interessante vem da UFRJ. O Museu Nacional, pertencente à universidade, disponibiliza em seu site diversas coleções que são consideradas referência brasileira nas áreas de antropologia e ciências naturais.Todos os arquivos podem ser baixados em PDF e possuem resolução de alta qualidade, garantindo uma experiência excelente ao leitor.

4 – Many Books. Se você busca por algo mais atual e moderno, a Many Books pode ser o seu paraíso. Há livros de domínio público e de direitos autorais exclusivamente concedidos para essa plataforma. O site é em inglês, mas é possível encontrar várias obras em português. Há opções para todos os gostos: você poderá encontrar conteúdos que vão desde de obras de Shakespeare até Harry Potter.

5 – Biblioteca Digital Mundial. A Biblioteca do Congresso dos EUA e a UNESCO se uniram para criar um projeto único, que leva conhecimento para diversas partes do mundo desde 2009 de forma gratuita e inclusiva. A Biblioteca Digital Mundial oferece de tudo um pouco: mapas, partituras, filmes, fotografias e, claro, livros para todos os gostos. Além disso, a plataforma é colaborativa, o que significa que as opções disponíveis aumentam periodicamente.

6 – Quem possui um celular com o sistema operacional Android pode acessar o Google Play, loja de aplicativos da plataforma, e baixar uma série de obras de diferentes estilos e gêneros sem pagar absolutamente nada por isso. Basta fazer uma rápida pesquisa pelo nome da obra que deseja acessar, como se fosse baixar um aplicativo qualquer. Se ele estiver disponível, aparecerá em sua tela para efetuar o download rapidamente. Assim como os aplicativos, a loja do Google possui alguns conteúdos pagos. Por isso, é importante ficar de olho na etiqueta abaixo da descrição do produto para ter certeza que ele está liberado para todo o público.

7 – O Google possui mais uma opção para leitura online grátis, o Google Books, que funciona de uma forma bem simples. Trata-se de um serviço especializado da empresa que busca por obras da mesma forma como você faz suas pesquisas diariamente. Basta acessar books.google.com para ter acesso a opções gratuitas e pagas. Para encontrar o que procura, basta digitar o nome do autor, título ou até mesmo um trecho do livro que deseja. Assim, serão encontradas obras de três categorias: protegidos por direitos autorais à venda, protegidos por direitos autorais esgotados e livres de direitos autorais. A terceira opção, obviamente, é a que mais nos interessa. Há e-books de autores de todo o mundo, prontos para serem baixados e lidos. Se você preferir, não precisa nem fazer o download, pois é possível realizar a leitura totalmente online.

8 – Você já teve a experiência de escutar um audiolivro? Esse nome é autoexplicativo, são livros em formato de áudio que geralmente contam com uma narração cuidadosamente escolhida e alta qualidade de edição. Ouvir um audiobook pode ser uma experiência interessante, em que você pode soltar a imaginação de acordo com a voz do narrador. Curiosamente, algumas vezes o próprio autor da história pode ser o narrador, para aumentar a fidelidade da experiência. Inicialmente, essa foi uma proposta criada para inclusão social de deficientes visuais e pessoas que não sabem ler. Entretanto, a produção foi ganhando tanta qualidade que passou a conquistar outros públicos, que escutam as histórias em casa, no ônibus ou até mesmo antes de dormir. Boas opções de bibliotecas online neste formato são a Universidade Falada, o maior site brasileiro de audiolivros, além do Projeto Livro Falado, que transforma grandes títulos da literatura nacional em áudio.

9 – Wikisource. A “biblioteca” da Wikipedia reúne livros que estão sob domínio público ou sob a licença Creative Commons.  Na versão lusófona, temos mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos.

10 – Unesp Aberta.  Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto para consulta em diversos formatos.

 

Se você gosta do mundo da leitura e se interessou por essas plataformas online para ler livros grátis, não perca tempo e acesse já!