Smart TVs e os aparelhos que deixam a TV “smart”

Quando se trata do que há de mais novo em TV, o assunto são as Smart TVs. O que vemos já há algum tempo é que a televisão está deixando de ser o aparelho em que assistimos a uma programação tradicional para se tornar o nosso meio para navegar na internet, usar aplicativos, jogar, acessar serviços de streaming e aproveitar da melhor forma toda a variedade do conteúdo sob demanda.

Para quem tem dúvidas, uma Smart TV é toda televisão que acessa à internet. Para isso, os aparelhos mais recentes possuem conector Wi-Fi embutido, enquanto modelos mais antigos possuem receptores para captação do sinal (são os chamados Wi-Fi Ready, que exigem o uso de um adaptador) ou se conectam através de um cabo de rede. Também é possível usar alguns aparelhos para fazer de um televisor comum uma Smart TV.

Por ter essa configuração, as Smart TVs nos permitem acessar funcionalidades, como espelhar o nosso smartphone ou tablet para exibir fotos e vídeos na TV, e utilizar vários aplicativos para ver filmes e vídeos, ouvir música, acessar redes sociais e muito mais.

Como escolher sua Smart TV?

Antes de escolher um modelo de Smart TV, você precisa saber quais aplicativos e ferramentas ela suporta.  Da mesma forma que os smartphones e tablets, as Smart TVs também possuem sistemas operacionais. Cada fabricante possui seu próprio sistema operacional, o que na prática significa que nem todos os aplicativos podem funcionar em todos os aparelhos de TV.

Os quatro principais sistemas de Smart TV são o Android TV, usado nos televisores Sony e Philips; o Tizen, da Samsung; o WebOS, utilizado nos modelos da LG; e o Firefox OS, presente nos modelos da Panasonic. Em geral, todos os sistemas têm funcionalidades bastante semelhantes. Assim como os smartphones, os sistemas operacionais das Smart TVs contam com lojas de aplicativos com conteúdos pagos e gratuitos.

Quais as funções de uma Smart TV?

Em se tratando de TV, os aplicativos mais procurados são os de exibição de filmes e vídeos online, como Netflix e YouTube. Para quem gosta de música, também vale instalar aplicativos de streaming de áudio, como Spotify e Deezer.

As TVs inteligentes também são perfeitas para videoconferências. Nesse caso, se a TV não tiver webcam e microfone, basta conectá-los ao aparelho.  Para fazer as chamadas, você pode usar aplicativos como Skype ou Hangouts.

Com uma Smart TV, quem gosta de jogar pode até pensar em dispensar um console de videogame. O usuário consegue jogar vários games através da instalação de aplicativos ou de um serviço de streaming de jogos online para acessar diversos games famosos.

Além de tudo isso, você pode ainda acessar redes sociais, acompanhar notícias, espelhar seu smartphone (para ver na TV fotos e vídeos que estão no seu celular) e, em alguns modelos, também pode gravar programas.

Como transformar seu televisor comum em uma TV Smart?

Se você não pode ou não quer comprar uma Smart TV, saiba que você consegue transformar a sua TV comum em uma TV inteligente! Para isso, é só usar os dispositivos certos. Veja só alguns exemplos:

1 – Chromecast

O Chromecast é um dispositivo de streaming de mídia que transforma a sua TV simples numa Smart TV. Para usá-lo, é só conectá-lo na entrada HDMI do seu televisor e plugar a outra ponta na entrada USB ou na tomada, caso a sua TV não tenha USB.

Após conectar o Chromecast na TV, você deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone ou tablet e baixar o app Google Home. Também dá para usar o computador baixando o arquivo direto do site do Chromecast.

Fazendo isso, você irá criar uma ligação entre o seu dispositivo móvel e a televisão, por meio do Wi-Fi. O smartphone será o controle remoto da sua TV e, a partir dele, você poderá abrir aplicativos para transmitir programas, filmes, músicas, esportes e muito mais diretamente na sua televisão.

O Chromecast funciona com smartphones e tablets Android, iPhone, iPad, laptops Mac e Windows e Chromebooks.

2 – Apple TV

O Apple TV é outro dispositivo que também faz o seu televisor comum virar uma Smart TV. Da mesma forma, ele é conectado à entrada HDMI. Uma vantagem é que ele possui entrada para cabo de rede, de maneira que você conta com mais uma opção além do Wi-Fi para conectá-lo à internet.

Quem já é usuário de outros aparelhos da Apple poderá aproveitar uma experiência ainda melhor, pois ele consegue acessar o conteúdo do iPhone, iPad, iPod touch e Mac através do AirPlay. Ainda dá para acessar o iTunes direto da TV para comprar ou alugar filmes e séries. Se você usa um smartphone ou tablet Android, também consegue fazer o espelhamento, bastando usar um aplicativo para isso.

A Apple TV já vem com um controle remoto, mas também é possível usar dispositivos móveis como tal usando o app Remote.

3 – Console de videogame

Já falamos que, com uma TV Smart, é possível dispensar o console de jogos… Mas sabia que com esse mesmo console dá para transformar a sua TV comum numa Smart TV?

Alguns consoles de videogame, como o PlayStation 3 e 4 , o Xbox 360 e o Xbox One, cumprem essa função, já incluindo navegador de internet e diversos apps instalados. Caso queira baixar outros apps, basta conectar o console à internet e acessar a loja de aplicativos do aparelho.

 

Com tantas opções para comprar uma Smart TV ou transformar a sua antiga em uma, viu como é fácil ter uma TV inteligente na sua sala?