Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

Além de dominar o português, estabelecer uma boa comunicação em outra língua é uma habilidade desejável – ou, em muitos casos, necessária – para quem deseja entrar no mercado de trabalho e trilhar uma carreira de sucesso.

Hoje, a comunicação em inglês continua sendo uma das exigências mais comuns das empresas. No entanto, outros idiomas – como espanhol, alemão, francês, italiano e mandarim – também são requisitados por muitas companhias que buscam explorar mais possibilidades em seus negócios.

Dessa forma, comunicar-se em outras línguas é uma habilidade que pode garantir a vaga dos sonhos de qualquer profissional. Sem dúvida, essa aptidão enriquece o currículo e torna o indivíduo mais capacitado para encarar o desafio de estabelecer parcerias com clientes e fornecedores estrangeiros.

Portanto, esse se torna um ótimo investimento para aqueles que buscam empresas com foco no mercado internacional. A proficiência em outros idiomas contribui ainda para a valorização salarial e uma renda acima da média, independentemente do cargo ocupado.

Para quem procura uma alternativa mais prática e acessível para estudar outras línguas, os cursos online ou EAD (educação a distância) se mostram excelentes opções. Porém, apesar do grande crescimento dessa modalidade de ensino nas últimas décadas, muitas pessoas ainda questionam suas vantagens e valorização no mercado de trabalho.

Como então acertar na escolha no curso online?

Primeiro, pense bem sobre qual idioma lhe interessa mais. Antes de procurar o seu curso online, é importante avaliar o seu nível de conhecimento nessa língua. Básico? Intermediário? Testes de nivelamento online podem ajudar nessa avaliação e indicar as turmas mais adequadas.

Após ter checado seu nível de conhecimento no idioma que pretende cursar, é importante identificar qual é sua maior carência de habilidade na língua. Você lê bem? Escreve corretamente, sem erros de ortografia ou de conjugação? Consegue compreender bem diferentes sotaques? Ou seu maior desafio é se expressar nesse idioma? É possível também que você tenha que treinar todas essas competências.

Por isso, se você vai investir tempo e dinheiro em um curso de idioma a distância, procure saber se ele oferece exercícios focados nessas competências. Pesquise também se o material didático é oferecido em diversos suportes, como áudio e vídeo, além de possuir um amplo número de exercícios.

Outra informação importante que você deve checar sobre cursos online é a presença de professores nativos, o que permite o contato com culturas estrangeiras. Uma das vantagens da EAD em idiomas é justamente a facilidade de também aprender com um professor de outro país.

Por fim, verifique sobre a disponibilidade e tempo de resposta do professor e/ou tutores.  E, além disso, busque recomendações de outros usuários sobre o curso que você está pesquisando. É possível encontrar essas avaliações em sites e também nas redes sociais.

Mas por que estudar online?

Feitas as nossas considerações, ainda está em dúvida se irá optar por essa modalidade de ensino de idiomas? Nós separamos algumas vantagens dessa modalidade para você! Confira:

  • Quem nunca quis ter flexibilidade de local e horário para estudar? Com o trabalho e outras responsabilidades, como a família, poder estudar onde e quando quiser é um ótimo incentivo e facilitador. Sem contar que você pode fazer um curso que nem está disponível em sua cidade, sem ter que gastar para se deslocar e assistir às aulas.

 

  • Embora haja exceções, os cursos online são mais em conta do que os cursos presenciais. Além da própria economia proporcionada diretamente pelo curso, vale considerar tempo e dinheiro poupados com deslocamento, refeições e uma série de outros aspectos.

 

  • No meio online, as instituições fazem as atualizações necessárias do conteúdo, de modo que esse material já fica disponível para um número grande de pessoas. No sistema presencial, ainda que haja professores multiplicando esse conhecimento em várias regiões do país, muitas vezes a atualização não acontece de forma tão instantânea.

 

  • Na modalidade online de ensino, é possível ter maior controle sobre o próprio aprendizado. O estudante consegue acompanhar facilmente as lições que já realizou, as avaliações que precisa refazer e os resultados alcançados.

 

  • No curso presencial, é comum que o número de pessoas que perguntam sobre o conteúdo seja pequeno, dado o medo de se expor. Se esse é seu caso, no curso online, essa dificuldade pode deixar de existir. Afinal, o aluno está resguardado pelo anonimato da tela do computador e tende a se sentir mais à vontade para fazer perguntas aos professores.

 

  • O ensino a distância é vantajoso também para as pessoas que param de estudar por alguns ou mais anos e podem encontrar na modalidade EAD a oportunidade de retornar aos estudos.

 

  • Cada um pode estudar no seu próprio ritmo. O aluno pode adequar seus estudos em função de suas atividades e agenda, da forma que melhor lhe convier. Claro que haverá prazos para trabalhos e provas marcadas em uma data específica, assim como na modalidade presencial. Mas a grande vantagem é que, no ambiente virtual, o aluno encontra uma equipe de tutores e docentes para dialogar praticamente a qualquer hora.

 

  • Existe flexibilidade de aprendizagem. Cada aluno pode se aprofundar nos conteúdos mais importantes para as suas necessidades. A modalidade online possibilita passar um pouco mais rápido por aqueles conteúdos nos quais o aluno já possui conhecimento prévio para se aprofundar mais nos conteúdos que desconheça ou tenha maior dificuldade.

Sabemos que as desvantagens também existem. Muitos mencionam a falta de contato entre alunos e professores como o ponto negativo principal. Porém, com o avanço da tecnologia, existem cursos online que possibilitam a integração de forma semelhante a uma sala de aula, com a única diferença de as pessoas não ocuparem o mesmo espaço. O comprometimento e a disciplina também podem ser citados como fatores restritivos para quem possui dificuldade em se organizar e administrar a si próprio.

O que vai pesar mesmo nesse momento é o tamanho da sua determinação para evoluir no aprendizado da língua estrangeira. De 0 a 10, qual é a sua vontade de se comunicar em outro idioma e estar bem no mercado de trabalho?